top of page

A busca por uma melhor educação


Como a educação superior tem pouca expressão em algumas cidades, os estudantes universitários costumam ser encontrados em lugares diferentes de sua origem. Mas, ultimamente, essa “migração” em busca de condições de estudo que possibilitem um futuro melhor não têm sido exclusividade deles. Estudantes do ensino médio de cidades pequenas, preocupados com as oportunidades que terão no futuro, também têm ido para municípios que são polos educacionais em suas regiões, com o intuito de se preparar mais para os vestibulares e para a faculdade. No caso de Maria Eduarda Matos, de 15 anos, a situação é ainda mais séria: ela deixa Anagé todos os dias para cursar o segundo ano do ensino médio no Colégio Opção, no centro de Vitória da Conquista. Nós a entrevistamos para compreender como alguém tão jovem lida com uma rotina carregada e consegue equilibrar a vida pessoal e a vida escolar.


EXTRA!Ordinário: Por que você decidiu vir estudar em Vitória da Conquista?


Maria Eduarda: Porque na minha cidade a escola não é de boa qualidade. Lá só tem escola pública.


EXTRA!Ordinário: Esse trajeto que você faz diariamente afeta a sua vida escolar?


Maria Eduarda: Fica muito complicado porque eu acordo às cinco da manhã e chego em casa às duas da tarde e eu tenho que estudar, voltar e fazer tudo de novo.


EXTRA!Ordinário: E na sua vida pessoal, isso afeta? Você tem menos tempo para ficar com os seus amigos de lá?


Maria Eduarda: Não.


EXTRA!Ordinário: Qual a diferença de ensino que você sente da sua cidade em relação ao ensino daqui de Vitória da Conquista?


Maria Eduarda: Lá quase não tem aula, muitas aulas vagas, porque é escola pública. E aqui as aulas são melhores, o ensino é muito melhor.


EXTRA!Ordinário: Há quanto tempo você estuda aqui?


Maria Eduarda: Eu comecei a estudar aqui no 9º ano.


EXTRA!Ordinário: Como você administra a vida entre duas cidades? Ter que estudar aqui e viver lá, se organizar para a produção de trabalhos em grupo, por exemplo.


Maria Eduarda: Trabalho em grupo, eu geralmente peço para fazer em dupla com minha amiga que também mora lá. E quando não pode ser dividido, a gente fica aqui à tarde e depois vai embora de tarde.


EXTRA!Ordinário: Que outras coisas em Conquista, além da escolha por estudar aqui, você pode aproveitar?


Maria Eduarda: A cidade que é maior, porque a minha cidade é muito pequena.


EXTRA!Ordinário: Algo específico como o shopping?


Maria Eduarda: É...


EXTRA!Ordinário: Como você acha que o estudo aqui vai influenciar no seu futuro? Em comparação com, por exemplo, se você estivesse estudando na sua cidade e terminasse o ensino médio lá, ou estudando aqui e terminando o ensino médio aqui. Qual você acha que vai ser a diferença lá na frente?


Maria Eduarda: Aqui o ensino é melhor. Eu vou ter mais conhecimento. E lá, como tem muita aula vaga e quase não tem aula, e a escola é pública, os professores não estão ligando. Estudar aqui vai ajudar. Porque estudando lá a gente pode não conseguir passar em um vestibular.


EXTRA!Ordinário: E a decisão de vir estudar aqui foi sua ou dos seus pais?


Maria Eduarda: Eu sempre quis vir estudar aqui, por causa das minhas amigas, mas foi minha mãe quem decidiu.



Por Trás do Blog

Nós, da Disciplina Gêneros Jornalísticos 2015.2, sedentos em produzir e dispostos a ouvir e sentir, nos propusemos a focar nossas lentes no dia a dia, no ordinário, naquilo que passa despercebido por muitos, e que pode virar uma boa história carregada de verdades, humanidade e sensibilidade. Convidamos você a nos acompanhar nessa experiência de ler as entrelinhas do dia a dia, porque com certeza ali encontraremos o extraordinário!

Leitura Recomendada
Tags
Nenhum tag.
Siga EXTRA!ordinário
  • Facebook Social Icon
bottom of page