top of page

25 anos sem Poliomielite na América

Por Brenda Tomáz

A Organização Pan-americana da Saúde emitiu um comunicado no dia 24 de outubro, em comemoração aos 25 anos sem Poliomielite no Continente Americano. Mais conhecida como Pólio, a doença é muito contagiosa e pode afetar o sistema nervoso central, em crianças menores de 5 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 200 casos podem produzir diversos tipos de paralisias irreversíveis em questão de horas, sendo a mais frequente nas pernas. O sistema muscular respiratório também pode ser atingido, conduzindo até a morte. Os demais casos não apresentam sintomas ou consequências.

O vírus é transmitido por meio de secreções nasais, contudo, a doença também pode ser adquirida de forma indireta mediante o consumo de alimentos ou água contaminada.  Depois de uma epidemia mundial que chegou a registrar mais de 350 mil casos em 1988, a OMS declarou oficialmente a eliminação da doença no Continente Americano em 1994 após registrar o último caso em 1991 no Peru.

A única forma de prevenir a doença é por meio da oportuna administração da VPO (Vacina Antipólio Oral), que está inclusa gratuitamente no esquema vacinal básico e deve ser administrada oralmente em 3 doses: aos 2, 4 e 6 meses de vida de uma criança, e os reforços, aos 15 meses e 4 anos de idade.

bottom of page