top of page

Relação do chocolate com a enxaqueca pode ter fim.

Por Ana Lago

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UC) em San Diego- Estados Unidos têm uma novidade para os amantes do chocolate que sofrem de enxaqueca.

É comum médicos neurologistas recomendarem aos seus pacientes, com quadro de enxaqueca, que diminuam o consumo de chocolate, pois o “queridinho das mulheres” afeta diretamente na doença, por aumentar o fluxo sanguíneo no organismo.

O chocolate é um produto rico em nitrato que reage com alguns microrganismos. Após pesquisarem, os cientistas da UC descobriram que a boca e o intestino de pessoas com o quadro de enxaqueca, têm a presença de um número maior de bactérias processadoras de nitrato. As grandes quantidades de bactérias geram o óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos, o aumento desse fluxo de sangue desencadeia a enxaqueca.

Após esse estudo, os pesquisadores da Universidade da Califórnia esperam que, ao corrigir o problema intestinal e bucal dos pacientes, eles possam comer qualquer tipo de alimento, como o chocolate, sem que a reação de nitrato com as bactérias, os prejudiquem.

bottom of page