top of page

A Bahia é o segundo  Estado brasileiro com o maior número de casos de microcefalia

Por Bianca Meira

O estado da Bahia é o segundo colocado no ranking do número de casos de microcefalia no Brasil, ficando atrás somente de Pernambuco. A doença, que atinge os bebês em formação no útero da mãe, é especialmente perigosa no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. A microcefalia se dá pela infecção do vírus Zika, que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue e a Chikungunya, o Aedes Aegypti.

Uma intervenção imediata de médicos, neurologistas e pediatras é recomendada, porém, enquanto o Distrito Federal e São Paulo, por exemplo, têm índices de 46,2 e 22,6 pediatras por 100 mil habitantes, respectivamente, Bahia tem taxa de 8,4 e Pernambuco, de 11,2.

Seguem para as gestantes as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação ao Zika Vírus, que é a utilização de roupas compridas e claras, e uso constante de repelentes. É sempre válido lembrar que a luta é de toda a população, portanto, toda a comunidade deve ter cuidado em suas residências, não deixando água parada para evitar a proliferação do mosquito.

bottom of page