top of page

Autoexame é a principal forma de prevenção do câncer de mama

Por Nanda Ferminella

Segundo a Agência Internacional para Pesquisas do Câncer (IARC), o câncer de mama é aquele que mais atinge as mulheres no mundo – cerca de 25% dos casos. Ele pode ser percebido pela mulher por diversos sinais como caroço, inchaço na pele, vermelhidão, secreção ou dor nos seios.

O autoexame é muito importante e ajuda a descobrir a existência de alguma anomalia, mas não substitui a visita ao médico. Ele pode ser realizado em casa, apalpando a mama e observando o aparecimento de nódulos (caroços); verificando a aparência da pele e a simetria dos seios; e pressionando suavemente os mamilos para detectar a presença de secreção.

Quando a doença é descoberta já em estágio avançado, dificulta-se o tratamento. Especialistas recomendam iniciar o autoexame a partir dos 20 anos para prevenção e a mamografia anual a partir dos 40. Quando já houve casos de câncer na família da qual a mulher faz parte, o Ministério da Saúde orienta procurar um médico para a realização da mamografia já a partir dos 30 anos.

bottom of page