top of page

João e Maria e a bruxa da crise

Por Queli Cruz

João trabalha todos os dias exaustivamente, tendo só a noite para ver o noticiário e ficar sabendo das coisas que acontecem no dia a dia. A crise no Brasil é o assunto mais falado no jornal da noite. Ele está preocupado e apreensivo. Maria, a esposa dele, está sempre antenada e ligada em tudo o que há de mais moderno para casa. Antes de dormir, João acessa os portais de notícias mais importantes do Brasil. Ela também, mas só olha a seção dos “famosos e etc.”, artigos sobre casa e decoração, moda e estilo.

Além da crise, a política no território nacional vem incomodando de forma vertiginosa João, que só fala disso no serviço. A maioria dos seus colegas de trabalho é a favor do governo atual, e, de um tempo pra cá, só vão de camisa vermelha para o escritório. A única coisa vermelha que João usa agora é seu Honda Fit 2015. Maria não colabora, se diz também a favor do governo e que a crise não existe, alegando que o marido está trabalhando demais e deveria tirar umas férias.

Ela decide que quer mudar os móveis da casa, por achar que estão velhos e ultrapassados. Ao pedir uma nova mesa para a sala de jantar, João a atende sem demora. Ele é paciente e quer vê-la feliz. No outro dia, ela acha que o sofá também deve ser trocado e pede novamente um móvel novo. E assim foi com o armário da cozinha, o fogão, as cadeiras da varanda. Maria sabe onde o encontrar toda noite: na poltrona da sala de TV.

 Ao se deparar com a cama no quarto do casal, Maria também acha que ela deve ser substituída por uma nova e mais moderna. Vai então ao encontro do marido na expectativa de ser mimada, como de costume. Ao chegar à sala percebe que está vazia. Volta para o quarto, abre o guarda roupa e percebe que as coisas do marido não estão mais lá. É, Maria, parece que a senhora também se tornou velha e ultrapassada e foi trocada por uma moderna e confortável cama de solteiro.

bottom of page