top of page

Novidade no tratamento de Rinite

Por Roberta Fonseca

Dentre as doenças crônicas está a Rinite, que segundo os médicos chega a atingir 30% da população brasileira tendo maior incidência no período da primavera. Rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, causada por uma sensibilidade exagerada as partículas alérgenas do ar. Não é uma doença transmitida pelo contato físico, sua origem é genética. Os tipos mais comuns são a Riniti alérgica, a Riniti infecciosa e a Riniti vasomotora.

Dentre os tratamentos estão a higiene ambiental, os medicamentosos e agora como novidade no tratamento da Riniti temos a imunoterapia, conhecida popularmente como vacina. No tratamento o paciente procura o médico e passa por testes para saber a causa da alergia que pode ser provocada por ácaros, fungos, poeira, pelo de animais e poluição aérea. De acordo com o resultado, o especialista faz a solicitação para a produção de uma vacina individual e específica em laboratório especializado para cada paciente, usando o extrato da substância no qual o paciente mais teve reação.

Atualmente o tratamento só está disponível em clínicas particulares o custo é de um pouco mais de R$ 1,5 mil. Vale ressaltar que o paciente não deixa de ser alérgico, as vacinas apenas estimulam a formação de defesas próprias, de anticorpos específicos contra as causas da Rinite alérgica de que o paciente é portador, reduzindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida.

bottom of page