top of page

Diabetes: a doença silenciosa

Por Taíne Rodrigues

            Cerca de 16 milhões de brasileiros têm diabetes, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A diabetes ocorre quando a taxa de açúcar no sangue é muito alta. A doença divide-se em dois tipos: 1 e 2.  O tipo 1 acontece quando o pâncreas do paciente para de produzir insulina, sendo mais comum em crianças e jovens, sua origem segundo a maioria dos médicos é genética. Já o tipo 2, responsável por 90% dos casos, predomina em pacientes acima dos 40 anos, que não possuem hábitos saudáveis. Nesse caso, a insulina produzida não controla o nível de glicose no sangue.       

          A diabetes não tem cura, mas pode ser controlada. A ausência de exercícios físicos, alimentação inadequada e obesidade contribuem para seu avanço. Os principais sintomas são cansaço, perda ou ganho de peso, vontade de urinar a todo o momento, fraqueza, visão embaçada, infecções na pele e demora na cicatrização das feridas. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, por isso, apenas o exame de sangue é capaz de dar o diagnóstico correto.

            O diabético precisa adotar uma dieta baseada em frutas, legumes, cereais, alimentos integrais, peixes e carnes magras, beber bastante água, tomar os remédios indicados pelo médico, praticar atividades físicas regularmente e evitar gorduras e doces.

bottom of page