top of page

Sufoco no ônibus

Quem utiliza o transporte público de Vitória da Conquista sabe muito bem que em horários de pico pegar ônibus é um ato de coragem e que esse é só um dos desafios diariamente enfrentados pelo passageiro. Falta infraestrutura, acesso para todos, responsabilidade com os horários e até mesmo respeito com os passageiros. Assim, resolvemos conversar com Jaqueline A. de Oliveira, estudante de Ciências Sociais da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e de técnica em logística no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ela se mudou recentemente para a cidade e depende desse meio de transporte para se locomover.


EXTRAordinário: Jaqueline, há quanto tempo você utiliza o transporte público aqui em Vitória da Conquista?


Jaqueline: Há cerca de sete meses.


EXTRAordinário: E você gosta do serviço prestado pelas empresas daqui?


Jaqueline: Eu acredito que não é gostar, é necessidade.


EXTRAordinário: O sistema de transporte público atende às suas necessidades diariamente?


Jaqueline: Eu acredito que o transporte público de Vitória da Conquista é sucateado e que não atenda as minhas necessidades porque ele normalmente chega atrasado, é lotado, as pessoas não costumam ter respeito, os motoristas também passam e não dão importância, os cobradores as vezes nem um bom dia responde, mas isso é questão de educação né.


Jaqueline A. de Oliveira, estudante de Ciências Sociais, no ponto de ônibus em frente ao condomínio Parque Serrano, na Frei Benjamim – Vitória da Conquista/BA. Foto: Caren Gabriele.


EXTRAordinário: Em algum momento o transporte público já te causou algum transtorno ou te prejudicou de alguma forma?


Jaqueline: Eu diria que o fato de chegar atrasada é um transtorno, não só pra mim, mas para os professores que tem sua aula interrompida.


EXTRAordinário: O que você acha que precisa ser revisto nesse serviço?


Jaqueline: O que tem que ser revisto? Semana passada eu fui ao SIT (Sistema Integrado de Transporte) e percebi que não tem nenhuma organização. Você me pergunta o que eu acho que tem que ser mudado, e eu acho que precisa ser mudada a organização, a forma como eles atendem as pessoas. Não só o transporte em si, mas como eles atendem no SIT. Porque semestralmente eles atendem as pessoas pedindo que elas modifiquem o cadastro. Eu acho que isso poderia ser de uma forma que fornecesse uma maior mobilidade para o público, de uma forma mais cômoda de atualizar esse cadastro. Pela internet, por celular... Acho que seria muito mais simples do que semestralmente a pessoa ir até lá atualizar seu cadastro, perder um tempo, tipo, mais de vinte minutos esperando numa fila. É totalmente dispendioso e nem tem uma explicação dos documentos que tem que levar.


EXTRAordinário: Obrigada pela entrevista, Jaqueline.

Jaqueline: De nada!


De acordo com o depoimento da jovem, percebe-se sua insatisfação com o transporte público. Além de não atender suas necessidades corretamente, ainda causa certos incômodos como a problemática da renovação do cadastro para utilizar o passe. Assim, fica evidente a importância de uma reformulação do sistema de transporte público em Conquista, para que possa atender a todos de forma hábil: sem atrasos, abrangente e qualificada.

Por Trás do Blog

Nós, da Disciplina Gêneros Jornalísticos 2015.2, sedentos em produzir e dispostos a ouvir e sentir, nos propusemos a focar nossas lentes no dia a dia, no ordinário, naquilo que passa despercebido por muitos, e que pode virar uma boa história carregada de verdades, humanidade e sensibilidade. Convidamos você a nos acompanhar nessa experiência de ler as entrelinhas do dia a dia, porque com certeza ali encontraremos o extraordinário!

Leitura Recomendada
Tags
Nenhum tag.
Siga EXTRA!ordinário
  • Facebook Social Icon
bottom of page